EPC

EPC

terça-feira, 12 de outubro de 2010

Escola Geraldo Melo recebe o prêmio Gestão

10/10/2010 - 07h52min - Maceió
Escola Geraldo Melo representa Alagoas em intercâmbio nos EUA.
Ação é consequência do Prêmio de Gestão Escolar, que será entregue em novembro.


A Escola Estadual Geraldo Melo, localizada no Conjunto Graciliano Ramos, em Maceió, vai representar Alagoas em um programa de intercâmbio educacional nos Estados Unidos. A unidade de ensino participa do programa por ser a vencedora da versão estadual do Prêmio de Referência em Gestão Escolar. O diretor-geral, professor Nilson Ferreira, viaja na próxima segunda-feira (11) para os Estados Unidos, onde permanecerá até o dia 8 de novembro.
Nos Estados Unidos, o educador vai vivenciar o cotidiano de uma escola pública norte-americana, observando aspectos como administração, relação escola-comunidade e práticas pedagógicas. Ferreira também apresentará um relatório com dados sobre a Geraldo Melo.
“O intercâmbio será na Chapel Hill High School, uma escola pública no estado da Carolina do Norte que possui 1.408 alunos e 124 professores. Assim como nós, essa unidade também está localizada em uma área suburbana”, conta o diretor. Além da Geraldo Melo, também viajam para a Carolina do Norte as escolas vencedoras do Prêmio Gestão em Sergipe e na Bahia. Em agosto de 2011, o diretor da Chapel Hill visita os três estados nordestinos.
Identidade – Alunos e professores se uniram para preparar um material especial para divulgação da escola e do Estado de Alagoas nos Estados Unidos. O material inclui informativos impressos, um documentário de 10 minutos sobre a Geraldo Melo, peças artesanais que representam a cultura alagoana, além de um vídeo institucional cedido pela Secretaria de Estado do Turismo, que mostra as belezas naturais e a vocação turística de Alagoas.
Aluna do 9º ano do Ensino Fundamental, Elaine Maevylle de Souza, de 15 anos, é uma das apresentadoras do documentário. “Nesse vídeo vamos mostrar a realidade da nossa escola e como trabalhamos valores importantes, como a cultura da paz”, adianta a jovem.
Paralelamente, a professora de Artes Maria da Penha desenvolveu peças artísticas com seus alunos, expondo a identidade e os folguedos alagoanos. “Esta atividade tem uma proposta pedagógica e artística, pois, por meio de materiais como garrafas plásticas, lacres e retalhos, estamos produzindo peças recicláveis”, explica.
Alunos e professores também poderão acompanhar todas as atividades do programa de intercâmbio por meio das redes sociais (Twitter, Youtube e Orkut) e do site da embaixada americana no Brasil (www.embaixadaamericana.org.br).
Reconhecimento – Após retornar dos Estados Unidos, o diretor Nilson Ferreira segue para o Rio de Janeiro, onde, no dia 9 de novembro, no Teatro Municipal, acontece a premiação dos vencedores do Prêmio de Referência em Gestão Escolar. Uma parceria entre a escola e a Secretaria de Estado da Educação e do Esporte (SEE) vai propiciar que um professor ou funcionário da unidade seja escolhido para acompanhar a solenidade.
Para Ferreira, vencer a versão estadual do prêmio representa um estímulo para toda a comunidade escolar, trazendo o desenvolvimento contínuo das ações executadas na escola. “Este prêmio é uma satisfação para todos nós, pois alunos, professores e pais percebem que o trabalho desenvolvido na escola foi reconhecido e ganhou dimensão internacional”, destaca.
Prêmio – Resultado da parceria entre Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), Organização das Nações Unidas para a Educação (Unesco) e Fundação Roberto Marinho, o prêmio tem como objetivo reconhecer as iniciativas bem-sucedidas em gestão escolar e promover a cultura da autoavaliação e planejamento para a melhoria do desempenho educacional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário